Blog

Fruto Agrointeligência

Fique por dentro de nossas últimas novidades.

Distribuição de Insumos no Agro: E-commerce é a única forma de digitalização?

por | jun 18, 2021 | 0 Comentários

Com este isolamento e a obrigatoriedade de sermos eficientes, (re)descobrimos e (re)avaliamos algumas ferramentas que nos ajudam neste quesito. A mais notória é a eficiência da comunicação virtual. Com o bom e velho Skype e outras ferramentas como Zoom, Webex, Hangout, etc. É unânime o foco nas reuniões, a resolução rápida dos assuntos, o maior número de reuniões, a diminuição das despesas de viagem, que no Agro são grandes, e ainda, mantendo a disponibilidade para a resolução de outros problemas do dia a dia do distribuidor ou para a família.

E esta eficiência da comunicação digital neste período de isolamento, nos leva a repensar sobre a digitalização na Distribuição de Insumos. E, por que, quando falamos de digitalização na distribuição, todos só falam em e-commerce?

Você já tem todos do seu time com notebooks, para trabalhar remoto e com segurança?

Você já tem a batida de ponto com reconhecimento facial, para o trabalho em home-office? Que já é aceita legalmente e protege o distribuidor de problemas trabalhistas.

Você já tem assinatura digital? Que também já é aceita legalmente há muito tempo.

Você utiliza alguma nuvem para que todo o time possa trabalhar remoto?

Você já tem um portal/ site de relacionamento com seus clientes, que, inclusive pode interagir com os agricultores via WhatsApp?

Você tem o seu estoque e a sua logística digitalizada e rastreada para o cliente saber quando vai receber os produtos que ele comprou, e onde está o caminhão?

Nós acompanhamos o que acontece na Distribuição de Insumos agrícolas nos outros países e observamos que as vendas através do modelo de e-commerce ainda são ínfimas e de produtos de menor valor agregado. Não enxergamos um caminho para o e-commerce nas assistências técnicas e nas recomendações, pois é muito diferente recomendar um fungicida para ferrugem do que comprar uma geladeira. Mas, precisamos lembrar que os nossos agricultores são os que mais utilizam WhatsApp do mundo. Os brasileiros sempre foram os maiores utilizadores de redes sociais, desde o Orkut. Além disso, a recomendação agrícola é comparada à uma receita médica, e muitos não admitiam a consulta online, e a viam como uma comoditização da medicina. E o que vemos no isolamento? Vemos exemplos fantásticos de telemedicina ajudando a não sobrecarregar os hospitais. E, ainda por cima, os pacientes clamando para que a telemedicina continue, mesmo após o isolamento!

Com todos estes fatos ocorrendo neste período, precisamos repensar a digitalização da Distribuição de Insumos agrícolas. Precisamos ter um e-commerce para sermos digitais? Ou podemos pensar em melhorar a experiência de compra dos agricultores apenas com o que já temos? Apenas usando chatbot com WhatsApp? Podemos melhorar o nosso relacionamento com os agricultores através de um portal próprio + rede social? Digo uma rede social própria, local e focada em informações relevantes do Agro. O relacionamento a que me refiro aqui é o relacionamento profissional, troca de informações de mercado, assistência técnica, recomendações, planejamento da safra ou do ano, e também oportunidades, campanhas, descontos. Podemos digitalizar o estoque e a logística para que o agricultor recebe mensagens de onde está o produto que ele comprou? Ou seja, realçar ainda mais onde a Distribuição agrega valor para os clientes, na recomendação e assistência técnica, na agilidade e na capilaridade.

 Estas ferramentas possibilitam que se trabalhe a Inteligência de Mercado, levantamento de informações e até possibilita fazer alguns tipos de Pesquisa de Mercado exatamente com o seu público alvo (esta é a minha praia, adoro!).

Podemos pensar no “New Retail” no Agronegócio brasileiro, sem pensar no e-commerce? Apenas focando na experiência de compra e no relacionamento, linkando o online com o offline?

Precisamos “quebrar” esta palavra DIGITALIZAÇÃO, em todas as possibilidades que ela pode nos oferecer, e não apenas pensar em e-commerce. Pois existem diversas possibilidades que precisamos explorar para fortalecer a Distribuição de Insumos no Agronegócio com a Inovação passando pela Digitalização.

Sou apaixonada pelo Agronegócio e adoro discutir Inovação nos Negócios, por isso vou adorar discutir este tema! Se você tb gosta, vamos discutir aqui ou no privado. Me envie suas ideias ou perguntas.

 Abraços,

Fabiane Astolpho

f.astolpho@frutoagrointeligencia.com.br

Últimas Postagens

Se Inscreva!

Termos

VAMOS nos CONECTAR?

Conecte-se aos movimentos que vão impactar o Agro nos próximos anos, conecte-se à FRUTO Agrointeligência