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O que há por trás da compra da Slack pela Salesforce: como se preparar no agronegócio

por | jun 18, 2021 | 0 Comentários

E da intenção do Facebook comprar a Kustomer?

Veja quais tendências isso indica e como o Agronegócio pode se organizar

Notícias da semana passada nos mostram para onde vão as empresas que já nasceram digitais. Vemos que o CX – Customer Experience e o relacionamento digital com o cliente através de softwares de mensagem são os drivers da Salesforce e do Facebook. Tudo administrado na nuvem e capacitando as empresas para o trabalho em grupo remoto.

“O negócio (da compra da Slack pela Salesforce) é um dos principais da história envolvendo empresas de software, se juntando à compra da Red Hat pela IBM (US$ 34 bilhões), a do LinkedIn pela Microsoft (US$ 27 bilhões) e a do WhatsApp pelo Facebook (US$ 19 bilhões).

A plataforma do Slack permite tanto a comunicação corporativa interna entre funcionários como o contato de companhias com clientes e parceiros externos.”

https://www.istoedinheiro.com.br/salesforce-compra-slack-por-us-277-bilhoes/

A Salesforce é um CRM que foi um dos pioneiros na nuvem. Ela pagou USD27,7Bi pela Slack. A Slack capacita a Salesforce para concorrer contra a Microsoft e sua plataforma Teams. O foco é corporativo B2B, mas como ela permite também o contato com parceiros e clientes, o impulso na comunicação em projetos, na resolução de problemas e no atendimento ao cliente pode atingir proporções inimagináveis, vide o montante pago pela Salesforce para comprar a Slack.

O Facebook também assinou intenção de compra da “startup” Kustomer, que é uma plataforma de automação de mensagens. Pense o que ele pode fazer com a Kustomer, sendo proprietário do WhatsApp e do Messenger. Percebe-se que o Facebook quer melhorar o gerenciamento da comunicação com os usuários, e permitir que os negócios e parceiros também consigam fazer o mesmo.

O QUE ISSO TEM A VER COM O AGRO?

Vemos nestes movimentos 2 tendências (diria, 2 realidades?):

– 1ª Tendência para o Agro- Capacitação da empresa para trabalho em grupo remoto: o Agronegócio sempre foi fora do escritório. O agricultor sempre trabalhou em Home Office. Perdi a conta de quantas vezes fui recebida pelos agricultores, na cozinha ou na sala de suas casas… Mas estávamos limitados pela tecnologia. Agora não! Já há alguns anos os Distribuidores e Cooperativas adotam softwares e aplicativos no celular para apoiar seu Departamento Técnico/ Comercial e interligá-los com os demais departamentos da empresa.

Grandes corporações adotam os softwares citados. Porém, empresas de médio porte, inclusive de TI, usam também o Telegram e estão muito bem, obrigada. O Telegram é como o WhatsApp, também é gratuito, permite o envio de arquivos maiores, permite grupos com mais usuários, permite a organização de canais e apresenta segurança muito boa. Pensar em um software/ App que possa integrar o trabalho à distância, aumenta a eficiência da sua empresa, principalmente se permitir o trabalho em times e também o relacionamento digital com os agricultores.

O Teams da Microsoft facilita o trabalho remoto em times e as outras plataformas de vídeo conferência ajudam nas reuniões remotas, mas podem ser limitadas quando nós procuramos gerenciamento de projetos ou o atendimento à resolução de problemas do agricultor. O mercado também já informou que o Google, com o Meet/ Hangout e demais serviços, também quer atacar este mercado. Eles podem ser uma boa opção para a sua empresa, mas ainda não foi lançado nada oficialmente. Outros, como o Monday são mais voltados para gerenciamento de projetos e tem menos serviços de comunicação digital. O ponto mais importante para você levar em consideração na escolha de um software destes é a gama de serviços que eles podem te oferecer e a facilidade de integração que eles tem com o seu ERP e com seus outros softwares.

Para você pensar: qual software ou App a sua empresa usa que facilita o trabalho em grupo remoto dos departamentos da sua empresa? Ele atende a sua empresa hoje? Ele tem capacidade para te atender no futuro?

– 2ª Tendência para o Agronegócio- Canais de comunicação digital com o Agricultor, que permitam que a experiência do cliente seja fluida: se empresas nativas digitais como Salesforce e Facebook estão se reforçando no sentido de melhorar a comunicação interna e externa, nós do Agronegócio já sabemos para onde irá o relacionamento com o Agricultor. Atualmente a maioria do Agro se comunica digitalmente com os clientes de forma caseira, via WhatsApp. Mas, sabendo para onde o mercado vai, é só questão de planejamento para estarmos preparados para cada etapa deste processo de digitalização. Assim, podemos sentir a velocidade do Agro e dar os passos conforme o mercado anda ou, melhor ainda, sendo pioneiros. Isto nos permite construir o nosso futuro!

A comunicação digital só tende a aumentar. A pandemia impulsionou isso. Logicamente muitas coisas precisam voltar ao presencial, os eventos e algumas reuniões. Mas muitas reuniões e a maior parte da comunicação será cada vez mais digital.

O que a sua empresa está fazendo para se comunicar melhor com o Agricultor e integrar a comunicação offline com a online?

Além destas duas tendências (realidades, né?), também precisamos falar de Inovação Aberta, pois essa é uma forma de impulsionar a inovação da sua empresa. Nestes casos de compra de empresas, apesar das empresas compradas se auto-denominarem Startups, elas não são pequenas empresas à procura de um negócio escalável. Elas são gigantes do setor. Mas vemos corporações cada vez mais se aproximando de startups e com diversas parcerias, para inovar e se diferenciar no mercado. Isso já acontece no Agro, que teve um boom de abertura de Hubs e Ecossistemas em 2019, onde empresas se conectam com startups e diversos players do mercado. Como diz o @Jose Augusto Tome, do AgTech Garage: “Sua capacidade de inovar é diretamente proporcional à sua capacidade de se conectar”.

As gigantes compram outras empresas. Se a sua empresa é uma empresa de porte médio do mercado Agro, você pode se associar, ser parceiro, ou também comprar startups. É possível se conectar e impulsionar a capacidade de inovação da sua empresa de porte médio, de diversas formas, e não apenas comprando outras. Portanto, participar de um Hub ou se conectar aos movimentos e pessoas ligadas à Agricultura 4.0, pode ajudar a sua empresa neste caminho para a Inovação, com um custo bem acessível.

Por isso termino o artigo, colocando a última pergunta para você pensar: o que a sua empresa está fazendo em Inovação Aberta?

Se você quiser conversar sobre as perguntas que fiz neste artigo, me escreva! Adooooro trocar ideias sobre Inovação no Agronegócio!

Fabiane Astolpho

f.astolpho@frutoagrointeligencia.com.br

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